Mato Grosso, Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024     
Novo Portal
<b>O Campus Universitário do Médio Araguaia discute convênio com Incra e prefeituras</b>
<b>O Campus Universitário do Médio Araguaia discute convênio com Incra e prefeituras</b>
18/01/2007 15:44:17
por Coordenadoria de Comunicação Social

O Campus Universitário do Médio Araguaia da Unemat e prefeituras de Confresa, Vila Rica, Porto Alegre do Norte, Santa Terezinha e Canabrava do Norte estão discutindo um convênio com o Incra que deve atuar com Educação do Campo partindo da alfabetização de jovens e adultos, ensino fundamental, ensino médio profissionalizante e ensino superior. O projeto foi denominado como Soletrando a Liberdade no Campo e pode ser implantado ainda em 2007.

O analista de Reforma e Desenvolvimento Agrário do Incra em MT, Ramos Deogaris Melo, está em Confresa analisando o projeto que será financiado em parte com recursos do Pronera.

De acordo com Ramos o projeto já passou nas primeiras instâncias de tramitação dentro do Incra e deverá atender cerca de 3 mil pessoas em cursos de alfabetização, ensino fundamental, ensino médio profissionalizante com os cursos técnicos nas áreas de Enfermagem, Agrícola e Alimentos além da possibilidade de abertura de um curso superior de agronomia voltado para atender os oriundos da reforma agrária.

O município de Confresa possui cerca de 6 mil famílias assentadas, e na região esse número chega a 13 mil famílias o que justifica a proposta do projeto Soletrando a Liberdade que terá a Unemat como executora.

O coordenador do Campus Universitário do Médio Araguaia, Luiz Antonio Barbosa Soares (Tonico), explica que a Unemat deve sim olhar para todas as instâncias da educação nessa região que apresenta uma demanda por cursos superiores. Ele acredita que com esse projeto haverá um salto na qualidade de vida dessa população atendida.

Os prefeitos e secretários municipais de educação dos municípios contemplados no projeto também estão confiantes com a propositura e sucesso da iniciativa que já foi desenvolvido em outros momentos pela Unemat em outros municípios como em Nova Xavantina e também por meio da oferta do curso de agronomia para oriundos da reforma agrária em Cáceres graças a parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Lygia Lima – Coordenadoria de Comunicação da Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24678 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada